terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Marrocos Imperial - Parte II

Continuação...

Dos lugares que visitamos, o que eu mais gostei foi Marrakech, que reune um pouco de tudo e é a mais "turística"! As outras cidades também são legais mas acabam se tornando repetitivas. Entretanto, destaco alguns pontos em cada lugar:

Casablanca é a capital econômica do Marrocos, com importante atividade no mundo dos negócios. Lá, o mais impressionante é a grande Mesquita de Hassan II, uma das mais belas do mundo! O Minarete, com 200m de altura, é o maior do mundo e a Mesquita é a segunda maior, depois da Mesquita de Meca. Achei uma cidade bem metropolitana e o trânsito parece o de São Paulo! Tem várias lojinhas próximo ao Twin Center, centro comercial de Casablanca.



Na loja Beauty Success eu comprei um sabonete líquido e um creme hidratante de Verbena da linha Les Sens de Marrakech, que tem uma variada linha de produtos de beleza.


Rabat é a capital administrativa do Marrocos. Lá visitamos o Mausoléu de Mohamed V, onde estão enterrados o Rei Mohamed V e seus dois filhos, o Rei Hassan II e o Príncipe Moylay Abdallah. Nessa cidade ficamos em um hotel MARAVILHOSO que super recomendo! O La Tour Hassan Meridien parece um palácio ou, como disse a Beka, até parece com o Marrocos que tem na Disney! hehe

 
No caminho para Fez, fizemos um parada em Moulay Idriss, cidade sagrada do Marrocos, onde tem as ruínas romanas de Volubilis. O lugar é impressionante e parece que foi plantado ali no meio do nada! Algumas coisas ainda estão bem conservadas e é engraçado ouvir o guia dando as explicações de cada lugar e sua utilidade.
Meknes foi fundada no final do século XVII por Moulay Ismail, que decidiu fazer desta cidade a mais fabulosa das capitais imperiais do Marrocos. Lá andamos pelo mercado, onde vimos o dia a dia das pessoas fazendo compras. Eles compram a galinha viva e matam na hora! É, tive que assistir isso, foi horrível! Mas, atrocidades à parte, em Meknes visitamos o interior de uma Mesquita, onde o nosso guia nos explicou como funciona a prática islâmica. Eles oram 5 vezes ao dia, sempre olhando em direção à Meca. Em todos os lugares há essa orientação, inclusive nos quartos de hotéis, para que as pessoas possam rezar, caso não possam ir à Mesquita.

Fez é considerada, culturalmente e espiritualmente, a mais antiga cidade do Marrocos. Visitamos a impressionante Medina de "Fès El-Bali" - uma das mais antigas cidadelas medievais do mundo, com suas antigas muralhas e seus labirintos de ruas que fazem de Fez uma das maiores atrações do Marrocos. Também admiramos velhos artesãos trabalhando e tivemos a oportunidade de comprar suas mercadorias. Nessa época ainda não tava BEM preparada na arte da pechinca e paguei umas coisas mais caro do que deveria, mas não se pode ganhar sempre, né? É nessa Medina que tem aqueles tanques de curtume de couro que aparece na novela “O Clone”, gente... um fedor que não tem igual! Haja folhinha de hortelã para agüentar! Fez também é famosa pela cerâmica, um trabalho de arte minucioso que resulta numa obra única!

Marrakech, segunda mais antiga cidade imperial do Marrocos, foi fundada no século X e também é conhecida como “Pérola do Sul. Visitamos o Koutoubia, maior mesquita de Marrakech, que serviu de modelo para a Giralda, de Sevilha. E foi no Jardim Ménara que dei minha voltinha de dromedário, muito legal! (Pra quem não sabe a diferença, camelo tem duas corcundas e dromedário tem apenas uma!) Também conhecemos os souks, a velha Medina e, é claro, a famosa Praça de Djemaa El Fna. Essa praça é uma loucura gente! No que começa a entardecer, começam a surgir gente de tudo quanto é canto, banquinhas de comidas são montadas e andar por entre toda aquela multidão pode ser uma aventura. É nessa praça que tem aqueles encantadores de serpentes e adestradores de macacos. Um desses macaquinhos pulou no braço, foi uma gritaria só! ;)
Ah! E não podia deixar de comentar, claro, sobre o famoso Argan Oil. Em Marrakech, nosso guia nos levou numa típica farmácia marroquina para que nos apresentassem os produtos feitos com matérias primas locais. Claro que fiquei ligadona quando ele explicou sobre o tal óleo pois já sabia dos poderes milagrosos do dito cujo mas, fiquei surpresa com as diversas aplicações do produto. Ele comentou que as mulheres marroquinas utilizam muito para a prevenção de rugas e hidratação da pele. E, para o cabelo, utilizam de uma forma que eu desconhecia, ao invés de aplicar nas pontinhas como fazemos, elas aplicam na raiz do cabelo e deixam agir de 10 a 15 minutos. Fiquei super receosa de aplicar o óleo na raiz do meu cabelo (que é oleoso) mas, experimentei e ficou bom. Só não sei se foi sorte de principiante, mistura com a água e clima do local então, vou experimentar aqui e depois conto para vocês. No rosto eu ainda não tive coragem de experimentar...Quem se arrisca? hehe. Aliás, quem estiver interessada, eu trouxe 2 vidrinhos extras, de 250 ml cada. O valor não é muito barato,  R$50,00 mas, tratando-se de Argan Oil, acho que vale a pena e, além do mais, rende muito!

Bom, meninas, essas eram as dicas do Marrocos! Espero que vocês tenham gostado. Caso vocês se animem, recomendo uma visita a Marrakech, só não indico a comida, pois para o meu gosto, não é nada apetitosa, exceto pela Pastilla, que é uma massa folhada, recheada de frango e amêndoas, coberta com açúcar e canela. É um famoso doce-salgado marroquinho.




Salaam Aleikum!


Beijos,
Mari

2 comentários:

Beka disse...

Mari,
Ameiiiii as dicas! Estou louca pra fazer essa viagem!
Parece com o Marrocos fake da Disney mesmo... hehehe. Mas o original sempre é melhor, né?!
Bjs,
Beka.

Lu Gomes disse...

Amiga,
Amei as fotos!! Q lugar diferente!!! E quanta informação!!
Beijoss